Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas

Cursos Online na Área de Comunicação e Marketing

Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa
Cursos Online com Certificado - Portal de Cursos Rapidos
Cursos Online
Carlos Souza - Cultura & Pensamento


Aos leitores da Bahia

 

Certa feita eu organizei um curso rápido voltado para pessoas interessadas em escrever ficção. No final da aula um dos participantes me fez uma pergunta que a princípio não acreditei, de tão surreal que me parecia àquela interrogação e então pedi que repetisse: “Na Bahia tem escritor?”, perguntou-me. Por mais que me surpreendesse esta é a realidade quando um leitor comum pensa em escritores da Bahia. Se referindo à terra de Castro Alves, os nomes que geralmente são lembrados são: Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Gregório de Mattos e para por aí.

Quanto à pergunta feita pelo aprendiz de escritor, lhe respondi que a Bahia tem escritores sim e muitos; dezenas, centenas que eu poderia lhe apresentar. Trago este episódio para ilustrar o quanto os escritores da Bahia são desconhecidos e, portanto pouquíssimos são lidos em sua terra natal. Por esta razão, que gostaria de sugerir aos leitores que dessem um voto de confiança aos conterrâneos e os colocassem em suas listas de leitura, pois temos autores de altíssimo prestígio, que são ganhadores de prêmios locais e nacionais, justamente pela qualidade de seus trabalhos.

Sei que alguns livros não serão facilmente encontrados nas livrarias, primeiro porque a maioria delas desapareceu e ficaram apenas as grandes redes, que nem sempre valorizam o autor local facilitando a inclusão de suas obras nas lojas. Mesmo assim, conclamo os leitores a procurarem nas megastore os escritores baianos, pois desse modo, haverá mais interesse dessas livrarias em abrir espaço para os “nossos” livros.

Como sugestão quero destacar alguns nomes que vale a pena conhecer, pois são escritores consagrados que o leitor não se arrependerá em ler suas obras em prosa ou poesia. Para começar indico Carlos Ribeiro, Ruy Espinheira Filho, Antônio Torres, Morgana Gazel, Cyro de Mattos, Aleilton Fonseca, Florisvaldo Mattos, Aramis Ribeiro Costa. Outra dica é conhecer o Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia (CEPA 2015), que traz 215 autores, com estilos e gêneros que atendem a todos os gostos de leitura.

Carlos Souza Yeshua

Jornalista

 

Artigo publicado no jornal Folha do Norte. Feira de Santana-Bahia, quinta-feira, 31 de dezembro de 2015. VARIEDADES – Página 04.

file:///C:/Users/Carlos%20Souza/Desktop/31.12.pdf



Escrito por Carlos Souza às 23h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A nova Carta ao Presidente



Projeto literário abre inscrições para interessados em escrever para os políticos brasileiros

 

O livro Carta ao Presidente, que teve o primeiro volume publicado em 2010 e o segundo em 2012, agora abre inscrições para o terceiro volume. Organizado pelo jornalista Carlos Souza Yeshua, a obra é um espaço onde escritores, poetas, jornalistas, professores, advogados, médicos ou qualquer outra pessoa pode aproveitar o momento político atual para mostrar sua indignação através da palavra.

Como nas edições anteriores, os gêneros textuais que serão publicados podem ser: poesia, conto, crônica, ensaio, cordel, fábula, carta ou reportagem jornalística; contudo que o tema gire em torno de questões políticas ou sociais. As inscrições vão até o dia 05 de fevereiro de 2016. Interessados em participar devem fazer contato, através do e-mail: carlossouzamkt@hotmail.com ou http://carlossouza.zip.net/, onde também poderá obter as informações completas sobre o projeto.

Embora o livro tenha o título Carta ao Presidente, à publicação não é dirigida apenas ao chefe maior da nação, ou a chefe, neste caso a presidente Dilma Rousseff, mas a todos os políticos (vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores) que são eleitos pelo voto e deveriam estar a serviço da sociedade. E não para por aí, Carta ao Presidente é na verdade, um exercício de cidadania que convida o cidadão a ficar mais atento e não deixar a política somente na mão dos políticos.

 “O Brasil vive um momento atípico, com a crise política e econômica que tem levado o país a recessão. Desde 2013 os brasileiros têm saído às ruas para protestar contra diversos problemas, entre eles, a corrupção generalizada que tem paralisado a nação. Carta ao Presidente é nossa forma de protestar, sugerir e expressar nossa opinião em relação às questões que estão maltratando os brasileiros”. Pontua o organizador do livro, Carlos Yeshua, que acrescente ainda: “Faça como Temer, escreva uma carta a presidente”.

Lançamentos – A primeira edição do livro Carta ao Presidente foi lançada na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seguido por lançamentos em Salvador (BA) e na I Bienal do Livro do Paraná, em Curitiba. O segundo volume também foi lançado na XXII Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e ainda na IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em Recife, IV Festa Literária de Marechal Deodoro-FLIMAR, em Alagoas, I Festa Literária do Sertão de Jequié (BA), além de Salvador, Feira de Santana e Brasília, Capital Federal. A nova edição não será diferente, diversos lançamentos serão realizados na Bahia e outros estados.

Organizador - Carlos Souza Yeshua é jornalista, profissional de marketing e atua na área de assessoria de imprensa para escritores e instituições culturais. Autor dos livros João Alfredo Domingues - Pau pra toda obra: A saga de um português em terras angolanas e brasileiras e Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio. É organizador de Carta ao Presidente, I e II e do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia (Editora CEPA, 2015).

 

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para o terceiro volume do livro Carta ao Presidente.

Ondecarlossouzamkt@hotmail.com. Salvador /BA.

Quando: Até o dia 05 de fevereiro de 2016.

Investimento: Consultar o organizador.

Informações: (71) 98122-7231 /  http://carlossouza.zip.net/

 

 

 

 

 



Escrito por Carlos Souza às 13h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, Homem, de 26 a 35 anos, Arte e cultura, Livros
MSN - 71 -8122-7231
Histórico
    Categorias
      Todas as Categorias
      Evento
      Citação
      Avaliação
    Outros sites
      UOL - O melhor conteúdo
      BOL - E-mail grátis
      Ganhe Dinheiro Navegando
      MEU CURRICULUM
      Rede da Memória Virtual Brasileira
      Memória Globo
    Votação
      Dê uma nota para meu blog


    Cursos Online com Certificado - Portal de Cursos Rapidos
    Cursos Online
    Cursos Online com Certificado - Portal de Cursos Rapidos
    Cursos Online
    Cursos Online na Área de Comunicação e Marketing
    Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa

    Cursos 24 Horas

    Cursos Online na Área de Comunicação e Marketing

    Cursos Online 24 Horas
    Cursos Online com Certificado - Portal de Cursos Rapidos
    Cursos Online